0
0
0
s2smodern

Entre os dias 8 e 18 de novembro, Jaraguá do Sul recebe novamente a Schützenfest, tradicional Festa dos Atiradores que celebra a tradição alemã e completa 30 anos em 2018. Segundo a Associação dos Clubes e Sociedades de Caça e Tiro, organizadora do evento, o público estimado é de mais de 90 mil pessoas. Em 2017, foram registrados 91.238 visitantes. Nós, é claro, também estaremos lá, realizando uma cobertura em tempo real nas nossas redes sociais. Entre os participantes, será realizada distribuição de brindes do Portal do Tiro e parceiros, além de um sorteio exclusivo!

Realizada no Parque Mundial de Eventos, a festa contará com grupos folclóricos de dança, bandas típicas, gastronomia, chopes, além, é claro, de estandes de tiro nas modalidades seta, chumbinho e arco e flecha. Também serão realizados os desfiles das sociedades de tiro. Estas entidades participam ativamente dos preparativos do evento, desde a organização das apresentações até a coordenação dos estandes.

Além de promover muita diversão para os seus participantes, a Schutzenfest é um importante patrimônio cultural germânico. É uma forma destes descendentes divulgarem as tradições de seus ancestrais, perpetuando toda a riqueza da cultura do seu país de origem.

 

História

Hoje, a Festa dos Atiradores acontece na região noroeste da Alemanha e na Bavária, realizada por sociedades de atiradores (Schutzenverein). Estas organizações têm origem na Bélgica, Holanda e norte da França. Mais tarde, no século XIV, chegaram à Alemanha.

Sua finalidade era a defesa e o preparo dos seus membros em caso de guerras. Em tempos de paz, mantinha-se a tradição por meio de torneios, onde eram coroados o Rei e a Rainha dos Atiradores.

Logo, estes torneios tornariam-se grandes festas populares, com novas modalidades. Com o fim das guerras, as sociedades e os eventos assumiram um caráter mais esportivo e recreativo. Assim nasceu a Schützenfest.

 

Schützenfest no Brasil

Com a grande quantidade de imigrantes e descendentes alemães no Brasil, não era de se esperar que logo a comemoração chegasse por aqui. Em solo brasileiro, o evento foi idealizado por Ademar Frederico Duwe. Segundo ele, a ideia surgiu de uma viagem ao país de seus antepassados e uma visita ao maior evento da região, a Oktoberfest, em Munique.

A primeira edição brasileira aconteceu em 1989, no mesmo local onde é realizada até hoje, e teve resultado muito além das expectativas. Desde então, seu público vem crescendo a cada ano, atraindo também o olhar de parceiros e patrocinadores.

PRIMEIRA EDIÇÃO DA SCHÜTZENFEST, EM 1989 (fonte: OCP News) 

DESFILE DAS SOCIEDADES NA SEGUNDA EDIÇÃO DA SCHÜTZENFEST, EM 1990 (fonte: OCP News)

BANDA OS MONTANARI, DESTAQUE DESDE A PRIMEIRA EDIÇÃO DA SCHÜTZENFEST

 

Informações

Título: 30ª Schützenfest
Período: 08/11/2018 à 18/11/2018 
Cidade: Jaraguá do Sul - SC
Local: Parque Mundial de Eventos
Responsável: Prefeitura e ACSTVI
Telefone: (47) 2106-8000
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Programação Estande de Tiro

 Programação Atrações

Por Portal do Tiro

www.shotgun.com.br

 

Cursos Propoint

TEES BRAZIL

Promoção Botas Vento

Anuncie Aqui