0
0
0
s2smodern

Jaime Saldanha Junior - 4º Colocado no último campeonato mundial de IPSC em 2017, Tricampeão Pan-Americano, Tricampeão Latino Americano, 15x campeão Brasileiro Overall, Tricampeão Mercosul, 18x campeão paulista, recordista absoluto de Saque Rápido, entre diversos outros títulos de peso, conta para o Portal do Tiro um pouco sobre sua história e conquistas no Tiro Esportivo.

Portal do Tiro: Seu pai Roberto Saldanha, iniciou uma história no Tiro em 1990. Além de acompanhá-lo e auxiliá-lo na prática do Esporte, quais as outras influências vocês tiveram para tornarem-se atletas do tiro?

Meu pai começou a treinar tiro por volta de 1988 no Clube de Regatas Tietê. Naquela época, o tiro para ele era apenas uma maneira de aliviar o estresse. Com o tempo ele começou a ter destaque nas modalidades de precisão e ganhou algumas medalhas. Isso despertou meu interesse pelas armas e aumentou ainda mais a admiração pelo meu pai. Depois de alguns anos meu pai entrou de sócio em uma loja de armas, e achava um absurdo vender arma para alguém que mal sabia segurá-la. Naquela época os lojistas entregavam a arma com registro e porte em apenas 1 semana. Com isso, ele teve a ideia de montar um clube de tiro para poder ensinar os compradores a manusear uma arma. Em 1993 ele fundou o atual e conhecido clube de tiro Águia de Haia, e naquela época, toda pessoa que comprava uma arma ganhava um curso.


Portal do Tiro: Quais foram os atletas de maiores referências técnicas?

Quando iniciei no tiro, em 1996, só tinha acesso aos atletas brasileiros. Naquela época, um amigo conseguiu uma cópia de um vídeo curso com o Jerry Barnhart (vice-campeão mundial de 1996). Eram 10 fitas no formato VHS. Desde então me tornei fã desse cara por vários motivos, mas o que me impressionou foi a riqueza de detalhes na forma dele passar as informações. Todd Jarett foi outro atleta que muito me inspirou - excelente até hoje e com um estilo inconfundível. Sempre gostei muito do "estilo americano" de atirar. Entretanto, atualmente, minha maior referência é o atual 7x campeão mundial, o francês Eric Grauffel. Para mim, o Eric é uma referencia mais estratégica e mental do que de estilo de tiro.


Portal do Tiro: Como aconteceu sua entrada para o Team Tanfoglio mundial?

Em 2010 meu pai conheceu o Mr. Massimo Tanfoglio, no maior evento de armas do mundo - o Shot Show de Las Vegas. Por uma feliz coincidência, Mr. Massimo já me conhecia e ofereceu ao meu pai, um patrocínio em armas para mim. Esse foi o começo de uma grande parceria.


Portal do Tiro: Como surgiu a representação da Tanfoglio no Brasil?

Como temos uma excelente relação com a empresa, surgiu a oportunidade de nos tornarmos representantes de venda exclusiva da Tanfoglio no Brasil. Mesmo sendo uma potência na Europa, a Tanfoglio não era conhecida no Brasil até então. Há 5 anos eu e meu pai trabalhamos para construir uma imagem cada vez mais forte da empresa, e me sinto muito honrado por isso.


Portal do Tiro: E o Team Tanfoglio Brasil?

Um outro aspecto que eu e meu pai abordamos é a formação de novos talentos. Gostamos de dar oportunidade para atletas jovens e/ou que possuam vontade de serem campeões. Com isso criamos o Team Tanfoglio Brasil. A maioria dos integrantes começaram conosco, e quase todos já estão no topo de suas categorias/divisões. No ano de 2017 colocamos 5 novos atletas no nosso time - todos jovens com muita determinação. Esse é o nosso desafio. Colocar em prática nosso método e moldar de acordo com as características de cada atleta, para conseguir o melhor de cada um. É fácil ingressar um atleta já formado, mas esse, definitivamente, não é nosso perfil.


Portal do Tiro: Como é a sua preparação física para obter habilidade e rapidez nas pistas?

Sou bem determinado e fanático por esportes. Já pratiquei de tudo um pouco e acredito que isso sempre me ajudou no tiro. Na minha infância meu esporte principal era o voleibol, mas já pratiquei basquete, handbol, futebol, skate, tênis de mesa, jiu jitsu, capoeira, ioga e natação. Atualmente pratico Crossfit no mínimo 2x por semana e aos finais de semana, quando não tenho campeonato ou trabalho nos meus cursos, gosto de praticar Montain Bike, Escalada indoor, SUP e Surf. Mas respondendo a sua pergunta, hoje em dia não faço nenhum treino específico para o tiro. Mas já fiz exercício funcional voltado ao tiro e recomendo.


Portal do Tiro: Como é sua rotina de treinamentos técnicos? Ela seria possível sem nenhum patrocínio, como no caso da Tanfoglio, Guga Ribas, Geco e Lyon Bullets?

Eu sempre procurei manter uma rotina de treino, sem longos períodos ausente das armas. Além disso, o treino em seco diário sempre foi presente nos meus 10 primeiros anos de IPSC. Mas confesso que nos meus últimos 3 anos não tive disciplina necessária para manter uma rotina. Acabei treinando nas vésperas das provas e raramente fiz treinos em seco. Meus treinos sempre são elaborados com antecedência, independente se dentro da rotina ou não. O importante é treinar os fundamentos isolados para aperfeiçoá-los ao máximo. Sem separa-los, fica impossível chegar no detalhe fino do fundamento, e é aqui onde se deve ganhar décimos de segundos, para conseguir tempos cada vez mais baixos nas pistas. Eu devo muito aos meus patrocinadores e a minha família. Sem eles eu já teria parado de atirar há muito tempo.


Portal do Tiro: Por que você acha que as pessoas não tem muito conhecimento em relação ao Estatuto do Desarmamento e sabem tão pouco sobre o Tiro Esportivo no Brasil?

Porque a mídia só divulga campanha de desarmamento. A maioria das pessoas desconhece o esporte e tem muito preconceito com armas.


Portal do Tiro: O que significa para você o 4º lugar no Mundial da França 2017? Competiu em qual divisão?

Nesse último mundial voltei a disparar na divisão que eu mais gosto, a Open. Competi com grandes nomes do Tiro Prático mundial e gostei do resultado. Fui uma disputa muito acirrada, com inversões de posições dia a dia dignas de um campeonato mundial. Sempre que termino uma prova eu analiso meus erros e nesse mundial não foi diferente. Analisei vários errinhos que me tiraram o título. Senti a chance de vencer pela primeira vez dentre os 7 mundiais que participei. Isso só alimentou mais o meu objetivo, o de ser um dia, o melhor do mundo.


Portal do Tiro: Como vislumbra o futuro do Tiro Esportivo no Brasil? Os clubes de tiro oferecem condições para obter esse nível de experiência?

Se depender da mídia brasileira, o Tiro Esportivo acaba. Entretanto, temos nossas forças, mantemos o nosso tiro vivo e ano a ano temos um crescimento tímido, mas considerável. Já os clubes de tiro, na grande maioria, pensam mais no lado recreativo do que no esporte.


Portal do Tiro: Por que a escolha de uma arma da marca Tanfoglio?

A Tanfoglio é uma empresa que faz pistolas específicas para o Tiro Prático, mais precisamente para a IPSC e USPSA. Quem já pegou uma Tanfoglio na mão sabe o quanto ela é ergonômica, de acabamento primoroso e lindas. E quem já atirou com uma Tanfo sabe o quanto ela é precisa, e com um controle fantástico de recuo. Atualmente sou patrocinado por eles, mas mesmo que não fosse seria a Tanfoglio minha escolha.


Portal do Tiro: As importações de armas Tanfoglio para CACs estão sendo realizadas sem dificuldades? Qual o prazo aproximado para um atirador receber sua pistola para competição?

Estamos importando normalmente as Tanfoglios para CAC’s e o prazo médio atual é de 8 meses para o cliente recebê-la.

 

Vejam a seguir, alguns dos momentos mais importantes da carreira de nosso atleta Jaime Saldanha Jr.:

 

Principais Resultados Nacionais
– 1º do Ranking Brasileiro – Pistola Open
– 15x Campeão Brasileiro Overall (2001/2002/2005/2006/2007/2008/2009/ 2010/2011/2012/2013/2014/2015/2016/2017) 10x Open, 4x Standard e 1x Production
– 18x Campeão Paulista (1997/1998/1999/2000/2001/2002/2004/2005/2006/2007/2008/2009/2010/2011/2012/2013/2014/2015)
– 5x Campeão Brasileiro Junior (1997/1998/1999/2000/2001)
– Mais de 100 vezes campeão de provas Nível III (provas reconhecidas pela IPSC internacional)
– Além do IPSC, Jaime também é o atual campeão Brasileiro nas modalidades de NRA e Saque Rápido
– Possui o recorde absoluto no Saque Rápido (2009) – 500 pontos de 500 possíveis com 46x

Principais Resultados Internacionais
– 4º colocado Overall no XVIII Mundial de 2017 – Chateauroux/França – Pistola Open
– Vice Campeão Overall Europeu 2016 – Hungria – Pistola Open
– Campeão Overall Florida Open 2016 – Frostproof/FL/USA – Pistola Open
– Campeão High International Florida Open 2016 – Frostproof/FL/USA – Pistola Open
– 4º colocado no 3gun Rockcastle Overall 2016 – Kentucky/USA – Divisão Open
– Tricampeão Panamericano Overall 2015 – Cuiabá/Brasil – Pistola Standard
– 3º colocado ProAm Overall 2015 – Florida/USA – Pistola Open
– Campeão do High International Overall Florida Open de 2014 – USA – Limited Division
– 8º colocado Overall no XVII Mundial de 2014 – Frostproof/FL/USA – Pistola Standard
– 6º colocado Overall no Nacional Americano de IPSC de 2013 – Fl/USA – Limited Division
– Campeão do High International Overall Florida Open de 2013 – USA – Limited Division
– Bicampeão Overall Latinoamericano 2013 – Guayaquil/Equador – Pistola Standard
– 4º colocado Overall no Europeu de 2013 – Barcelos/Portugal – Pistola Standard
– Campeão Europeu Shoot Off 2013 – Barcelos/Portugal – Pistola Standard
– Bicampeão Overall Panamericano de 2012 – Assunção/Paraguai – Pistola Standard
– 10º colocado Overall no XVI Mundial de 2011 – Grécia – Pistola Standard
– Campeão Overall Latino-americano de 2010 – Argentina – Pistola Open
– 7º colocado Overall no Europeu de 2010 – Sérvia – Pistola Standard
– 12º colocado Overall no XV Mundial de 2008 – Indonésia – Pistola Open
– 5º colocado Overall no Europeu de 2007 – França – Pistola Open
– Campeão Overall Pan-americano 2006 – Brasília – Pistola Open
– 9° colocado Overall no XIV Mundial de 2005 – Equador – Pistola Open
– Tricampeão Overall Copa Mercosul – 2005 – Paraguai – Pistola Open
– 6° colocado Overall no C. Pan-Americano 2003 – Equador – Pistola Open
– 15º colocado Overall no XIII Mundial de 2002 – África do Sul – Pistola Open
– 5º colocado no XII C. Mundial 1999 – Filipinas – Pistola Open Junior
– Bicampeão Overall Copa Mercosul – 2000 – Brasilia/Brasil – Pistola Open
– Campeão Overall Copa Mercosul – 1999 – Uruguai – Pistola Open e Open Junior


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /var/www/html/portaldotiro.com/web/components/com_igallery/views/category/view.html.php on line 140

Galeria de Fotos - Jaime Saldanha Junior


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /var/www/html/portaldotiro.com/web/components/com_igallery/views/category/tmpl/default_main.php on line 42

Aguardem mais novidades sobre Jaiminho. O Portal do Tiro continua acompanhando!

 

Por Portal do Tiro


Cursos Propoint

TEES BRAZIL

Anuncie Aqui

Despachante de Armas