0
0
0
s2smodern

Roberto Schmits - representante do Brasil na prova de Fossa Olímpica nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 - conta para o Portal do Tiro sobre sua trajetória no Tiro Esportivo e expectativas para o futuro.

 

Roberto Schmits

Portal do Tiro: O que despertou sua vontade em apertar o gatilho pela primeira vez?

Vem de família. Meu pai foi meu grande incentivador. Acompanhava ele desde piá nas provas de Tiro em Novo Hamburgo, cidade onde nasci e conheci o Tiro ao Prato. Com 5 anos de idade, já ia com ele nas provas do CITADINO e, aos 8 anos, iniciei minha trajetória no tiro.

 

Portal do Tiro: Além do importantíssimo bronze conquistado no Pan-Americano em Guadalajara em 2011, quais são os principais títulos conquistados até hoje?

O Bronze marcou minha história no Tiro. Primeiro por acreditar que era possível e segundo pela ajuda que recebi para que meu sonho tornasse realidade. A arma nova que ganhei do senhor que considero meu segundo pai e o esforço da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE) e Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para que tudo fosse perfeito.

 

Portal do Tiro: Conte sobre sua rotina de treinos e sobre o clube em que pratica:

Minha rotina é baseada de acordo com minhas provas. Normalmente, 2 vezes por semana. Quando está chegando a hora de competir, aumento o ritmo, chegando até a 4 ou 5 vezes por semana e também aumentando a dificuldade técnica e física.

 

Portal do Tiro: Qual é a marca e modelo de sua espingarda e quais os equipamentos utilizados?

Minha arma é de origem Italiana. Marca dela é Perazzi e o modelo é a nova High Tech. Os equipamentos são: protetor auricular (abafador), óculos de tiro e um colete. Ainda tem algumas pecinhas que são pessoais, como uma toalha para secar a mão, que normalmente fica molhada (suor e nervosismo), um protetor de cano que é fixado no tênis, etc.

 

Portal do Tiro: Você voltou recentemente do Gran Mondiale Perazzi 2017, então nos conte sobre as particularidades de um evento mundial como esse. A organização correspondeu as suas expectativas? Como foi seu desempenho?

O Mundial Perazzi é uma evento único, realizado no berço no tiro, a Itália. Imagine você uma prova individual com 641 inscritos. É uma loucura total. Atletas de todos os cantos do mundo, todos os medalhistas olímpicos participando, armas diversas, milhares de marcas de munições, sem dúvida um dos maiores intercâmbios do tiro mundial. Mais de 40 países. Pode-se dizer que um evento que ficará guardado na memória dos brasileiros que lá estiveram comigo. A organização por conta do mestre Mauro Perazzi, filho do lendário Danielle Perazzi, não deixa nada a desejar. É simplesmente perfeita. Como ele diz: ESSA PROVA É UMA FESTA! Sem sombra de dúvida foi mesmo. E olha que cheguei a ganhar alguns euros. Fiquei numa etapa em 8º Lugar. Chega 2018!

 

Portal do Tiro: Como foi a preparação psicológica para a participação nas Olimpíadas Rio 2016? O fato de ser no Brasil ajudou nesse sentido?

Infelizmente esse foi um ponto que não tive oportunidade de trabalhar. Posso lhe garantir que fiz o meu melhor, dei tudo que tinha que dar, fiz tudo que estava ao meu alcance. Não seria diferente em nenhum momento. Repetiria tudo se fosse necessário.

 

Portal do Tiro: O que de mais valioso seu técnico italiano, Carlo Danna, agregou para a evolução do seu desempenho?

Ele me mostrou um caminho que jamais o tiro brasileiro por si só mostraria.  Não existe esporte no mundo que não necessite de um treinador. Minha evolução no tiro tem nome. Chama-se CARLO DANNA.

 

Portal do Tiro: Quais os requisitos para participar das Clínicas de Tiro Esportivo que ministra?

Primeiro querer aprender e saber de sua importância. Estar com a mente aberta. Saber que nada nesse esporte é fácil. Deixo bem claro que não depende só de uma instrução, mas a continuidade dela. Alguns alunos querem saber o básico outros querem se tornar campeões. Livre arbítrio nessa decisão.

 

Portal do Tiro: Explica para nós, qual a relação entre a caça e as modalidades de tiro que pratica?

O Tiro Esportivo surgiu como um divertimento em um período que a caça estava fechada. Como a temporada de caça era restrita alguns meses, os caçadores, para passarem o tempo, inventaram um jeito diferente para ocupar seu tempo. Foi ai que surgiu o tiro ao alvo ou tiro ao prato.

 

Portal do Tiro: Como é conseguir patrocínio para esse tipo de esporte? Já recebeu negativas por preconceito ao ramo desta atividade?

Olha, não é fácil. O tiro esportivo no Brasil, por falta de maior divulgação, nunca foi muito bem quisto pelas redes sociais e redes de TV. Por tratar-se de uma competição com armas, a imagem esta ligada a uma violência na cabeça das pessoas que não conhecem nosso esporte. Bom, para começar o RESPEITO. Vale lembrar que a 1ª medalha em Olimpíada veio da nossa modalidade em 1920 na Antuérpia, ouro pelo Ten. Guilherme Paraense. Isso pouco se fala ou se ensina nas escolas. Acho que por o Brasil ser sede dos jogos Rio 2016, algumas escolas trataram do assunto, mas sem muita ênfase. Outro fator que gera a falta de propagação do esporte é a BUROCRACIA imposta pelas leis brasileiras. Hoje um atleta para estar regulamentado com seu equipamento de tiro ele necessita ter 25 anos de idade. Isso para mim é um absurdo. Imagine você que nos EUA os atletas do tiro esportivo começam a competir com 14 anos de idade. Imagine você que aos 16 anos, meu amigo Vincent Hancock , atleta do Skeet, leva para seu país a medalha de ouro na sua 1ª participação em Copas do Mundo. Aproveito e faço uma pequena comparação. Hoje, o militar presta serviço à pátria brasileira com 18 anos de idade. Pois bem, ele engajado no Exército Brasileiro, como exemplo, após alguns dias de instrução recebe em sua mão um Fuzil calibre 7, 62 mm, impondo a ele defender seu batalhão, passar horas em guarda com um calibre de alto poder de fogo. Recordando que, para servir o Exército Brasileiro hoje, o Brasileiro precisa ter e apresentar os seguintes documentos: RG, comprovante de residência, certidão de nascimento, fazer um pequeno teste de aptidão física e pronto. Está alistado e apto para servir a pátria. Para fazer parte do Tiro Esportivo como atleta e poder adquirir uma arma esportiva, o atleta precisa ter os seguintes documentos. Fazer o CR. Certificado de Registro. Veja como é simples! O Certificado de registro é o documento que lhe dará direito a adquirir armas de diversos calibres pelo exército no sistema do SIGMA, e guias para participar de treinos e campeonatos de tiro. Possui validade de 03 (três) anos e pode ser emitido em diversas categorias diferentes e possui várias atividades controladas que podem ser apostiladas conforme a qualificação e o atendimento às exigências por parte do requerente. (Atirador, Caçador, Colecionador, Recarga de Munição, Uso Desportivo de Armas de Pressão, etc.).

 

Portal do Tiro: De que forma o tiro esportivo pode ser mais acessível? Na sua opinião, o tiro esportivo é um esporte de elite?

Primeiro devemos mudar a cabeça das pessoas que acham que o tiro esportivo é violento ou que armas matam. Em toda minha vida de esportista, nunca presenciei alguma atitude violenta em provas de tiro, ao contrário, estamos em paz com armas na mão. Para deixar claro, arma não mata... quem mata são as pessoas. Pode-se começar por aí. Outro fator que pode ajudar é o programa que a CBTE, através de seu departamento de marketing e propaganda, está inovando no Brasil, abrindo portas com a imprensa esportiva. Isso é muito legal.

 

Portal do Tiro: Quais são os próximos objetivos para sua carreira?

Tentar a vaga para as Olimpíadas de Tóquio 2020 e ser treinador.

 

Confira alguns momentos do nosso grande Schmitão:

 
Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /var/www/html/portaldotiro.com/web/components/com_igallery/views/category/view.html.php on line 140

Galeria de Fotos - Roberto Schmits


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /var/www/html/portaldotiro.com/web/components/com_igallery/views/category/tmpl/default_main.php on line 42

 

O Portal do Tiro estará sempre acompanhando e publicando as novidades!

 

Por Portal do Tiro


GOLD SHOT - DESPACHANTE (SP)

CURSOS PROPOINT

Despachante de Armas

OLGun

Anuncie Aqui