Acompanhe também

Taurus / CBC

1ª Feira Brasileira do Grafeno: CEO da Taurus e reitor da Universidade de Caxias do Sul recebem Bolsonaro

O CEO Global da Taurus, Salesio Nuhs, e o reitor da Universidade de Caxias do Sul, Evaldo Antonio Kuiava, receberam nesta sexta-feira (09) o presidente da República, Jair Bolsonaro, na abertura da 1ª Feira Brasileira do Grafeno, que acontece de 09 a 16 de julho em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

O CEO Global da Taurus, Salesio Nuhs, e o reitor da Universidade de Caxias do Sul, Evaldo Antonio Kuiava, receberam nesta sexta-feira (09) o presidente da República, Jair Bolsonaro, na abertura da 1ª Feira Brasileira do Grafeno, que acontece de 09 a 16 de julho em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

A abertura oficial do evento contou com a presença também do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, além de diversas outras autoridades, que conheceram os projetos que estão sendo feitos com grafeno, material à base de carbono que está revolucionando a indústria mundial, considerado um dos mais fortes e leves do mundo, tido como 200 vezes mais resistente que o aço e o mais fino que existe, entre outras propriedades.

Na ocasião, o CEO Global da Taurus entregou ao presidente Jair Bolsonaro um troféu com o protótipo da arma G3 utilizando grafeno em sua composição.

Segundo Salesio Nuhs, a utilização do grafeno na produção de armas de fogo será uma revolução neste mercado e as pesquisas estão bastante avançadas, com testes já sendo realizados e apresentando bons resultados. “O desenvolvimento de aplicações de grafeno nas armas de fogo será um divisor, um fato muito relevante para o mercado mundial de armas curtas. O principal pilar estratégico da Taurus é a pesquisa, desenvolvimento e inovação. Neste sentido, um dos grandes diferenciais é o nosso Centro Integrado de Tecnologia e Engenharia (CITE), que possibilita a empresa ter agilidade no desenvolvimento de produtos e tecnologia, sempre com foco nos desejos dos clientes e em linha com as mais avançadas soluções tecnológicas do mundo. A aplicação do grafeno elevará ainda mais a qualidade e eficiência na fabricação dos nossos produtos“, afirma Nuhs, CEO Global da Taurus.

A empresa oficializou recentemente um convênio inédito com a Universidade de Caxias do Sul, para realizar pesquisa e desenvolvimento de armamentos com o material, através da UCSGRAPHENE, primeira e maior planta de produção de grafeno em escala industrial da América Latina instalada por uma universidade e que faz parte do TecnoUCS – Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A Taurus e os pesquisadores estão trabalhando em três cenários possíveis de aplicação do grafeno: nos revestimentos de peças utilizadas nas armas de fogo em substituição ao tratamento superficial, proporcionando menor desgaste, maior proteção contra corrosão e dissipação de calor mais rápida (necessária por conta do disparo da munição); nos equipamentos que produzem as peças, com a tecnologia Metal Injection Molding utilizada na fábrica da Taurus, que proporcionará um desgaste menor nos moldes e utilização de máquinas menores, com redução de custos e de investimentos para a empresa; e na mistura do grafeno com o polímero que traz vantagens como a diminuição de peso, aumento da resistência mecânica e da resiliência do material (com maior flexibilidade e, consequentemente, menor deformação).

No evento, o presidente Jair Bolsonaro também foi presenteado com um capacete de grafeno fabricado pela Taurus, que será usado na “motociata” prevista para amanhã (10/07) no Rio Grande do Sul.

A 1ª Feira Brasileira do Grafeno é uma iniciativa da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), Universidade de Caxias do Sul (UCS), UCSGRAPHENE, ZEXTECNANO e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O evento acontece no Ginásio 1 da Vila Poliesportiva, na Universidade de Caxias do Sul, e a visitação para o público ocorre de 12 a 16 de julho, das 14h às 20h.

As inscrições são gratuitas e com vagas limitadas. Mais informações no site www.ucs.br/1-feira-brasileira-do-grafeno

Por Portal do Tiro

Continuar lendo
Quero deixar uma mensagem

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade