0
0
0
s2smodern

Além de nosso já conhecido Javali, quem sabe ele será mais um item de Caça futuro!

A cada oportunidade que aparece, destino alguns dias para praticar meu Esporte favorito: A Caça. Desta vez, em viagem ao Uruguai, busquei variar meu “cardápio” de patos e codornas e partir em busca de um troféu de Caça Maior. Caça Maior ou Big game, como é conhecida pelos norte-americanos, é a Caça em que o Caçador confronta grandes animais cinegéticos.

Meu local escolhido foi o Coto (fazenda) de Caça Rincón de los Matreros. Nas vastas áreas de Caça formadas por vales, montanhas e cerros do Rincón de los Matreros podem ser caçados animais como Cervo Colorado, Cervo Axis, Cervo Dama, Javali, Muflon europeu e Chivos, os quais contam todos com uma população significativa e totalmente livres.

A princípio, a escolha do local foi principalmente pelo fato de ser em um país vizinho, bem próximo, e com uma logística razoavelmente fácil, já que minha agenda é sempre apertada. Porém, depois de realizada a caçada, definitivamente posso afirmar que foi uma excelente escolha. Tudo é perfeito.

A caçada pode ser feita durante o dia ou pela noite. O Caçador pode escolher entre fazê-la a pé, em veículos 4x4, ou especialmente a cavalo, a forma mais recomendada para viver uma experiência única. Durante o dia, Guias profissionais acompanham o Caçador em busca do tão esperado troféu. À noite, confortáveis apostaderos localizados estrategicamente, compartindo os hábitos noturnos de uma infinita variedade de espécies, algo realmente fascinante.

No Uruguai é possível caçar a maioria das espécies citadas durante todo o ano, dado que o clima e as disposições legais o permitem. No caso particular dos cervos colorado e dama, devido ao seu ciclo natural, a caçada se pode realizar unicamente de março até agosto.

 

 

 

O Cervo Axis

O Axis é um cervo de corpo esbelto e orelhas relativamente curtas. O macho possui chifres bem desenvolvidos, que normalmente tem três pontas e uns 80 centímetros de comprimento. Ele é avermelhado, com manchas brancas dispostas em fileiras longitudinais ao longo do seu dorso. O ventre, o interior das patas, e a parte inferior do rabo são brancos. Os machos geralmente tendem a ser mais escuros do que fêmeas.
Seu tamanho está ao redor de 60 a 100 cm de altura, comprimento entre 100 e 150 cm, peso da fêmea entre 25 e 45 kg, enquanto que o peso do macho fica entre 30 e 75 kg.
O macho pode alcançar uma idade de 13 anos.
Sua alimentação basicamente consiste de pastagens e folhas de árvores e seus frutos.
O Cervo Axis é nativo da Índia, Sri Lanka e Nepal. Foi introduzido em vários países do leste da Europa, além de Austrália, EUA, Argentina e Uruguai.

 

A Caçada

Após um rápido descanso da viagem segui na companhia do Guia Nestor rumo à vastidão de áreas de Caça que o Coto de Caza Rincón de Los Matreros oferece. Ao fim do primeiro dia avistamos muitos animais e alguns belos troféus, mas não ainda o Cervo Axis que eu buscava. À noite, jantando no refinado lodge na companhia do proprietário e anfitrião Mathieu Jetten, conversamos longamente sobre a região e as 

opções de Caça. Mathieu, holandês de nascimento, mas devido a seus vários negócios um cidadão do mundo, é um Caçador apaixonado e escolheu o Uruguai como seu endereço principal devido as características do país. Após um belo jantar e muitas taças de vinho, fui dormir sonhando com troféus de Caça e a aventura do dia seguinte.

No outro dia despertamos cedo; e logo estávamos novamente em busca de meu objetivo, o qual se apresentou no final da tarde, em um vale profundo, onde cuidava atentamente de seu harém. Com uma cuidadosa aproximação, o Guia Nestor e eu chegamos a bom contravento a uma segura distância de tiro; e o disparo foi certeiro: com o magnífico fuzil calibre 300 Wheaterby garanti meu troféu. Logo outro animal novo irá assumir aquele harém, pois nos arredores, quando partíamos, já avistamos jovens cervos rumando à área, agora livre para novos “padreadores”! Com meu belo troféu de Cervo Axis, retornamos ao lodge para uma merecida comemoração.

 

O Axis Chegando ao Brasil

A espécie exótica invasora denominada cientificamente Axis axis foi introduzida no continente americano no início do século passado; e desde então se estabeleceu, ampliando sua distribuição. No extremo sul do Brasil, a presença de Cervos Axis foi registrada com armadilha fotográfica no Parque Estadual do Espinilho, localizado no município de Barra do Quaraí, Estado do Rio Grande do Sul. A área é

 muito próxima à divisa com Uruguai e Argentina, países onde a espécie está estabelecida e de onde provavelmente os espécimes foram originários. Segundo o Instituto Pro Pampa foi detectada a primeira ocorrência de Cervo Axis em dezembro de 2009. Mais recentemente, o mesmo Instituto já constatou a presença da espécie também em outros municípios gaúchos, pois provavelmente essa espécie deva estar presente em toda a região da fronteira com o Uruguai e avançando no território brasileiro. Ainda segundo o Instituto, a presença destes animais é preocupante, visto que o bioma Pampa encontra-se fortemente alterado no Brasil e que muitas espécies da fauna nativa de mamíferos estão ameaçadas de extinção regionalmente, como o Veado-Campeiro (Ozotoceros bezoarticus). Neste caso, o risco é de que estas populações exóticas estejam ampliando rapidamente sua área de distribuição na região, como fez o Axis no Uruguai e Argentina. Possíveis implicações decorrentes dessa invasão são discutidas. No momento, um trabalho de monitoramento da espécie está se iniciando.

 

Em meu retorno ao Brasil, olhando as fotos do belo Cervo Axis e rememorando os momentos vividos, me veio à mente a lembrança de quando ainda muito pequeno acompanhava meu avô e seus amigos, nas caçadas noturnas com os cachorros e as velhas espingardas, as quais eu não podia sequer carregar... O “seu” Otto Nuss teria o maior orgulho de ver aquelas fotos, e certamente comentaria, “aprendeu comigo”!

Por Salesio Nuhs

Fonte: Revista Magnum

 


GOLD SHOT - DESPACHANTE (SP)

CURSO GUNS AND GIRLS

TORNEIO SIG SAUER

DESCONTO EXCLUSIVO

Revista Magnum

 

 

OLGun

Anuncie Aqui